quinta-feira, abril 28, 2011

Vamos falar de empreendedorismo.



O conceito de empreendedorismo é considerado algo subjetivo, de pensamento individual. Porém existe uma forma global de conceitua-lo em meio a esses pensamentos. Sendo assim, o empreendedorismo conceitua-se na ação humana de inovar, acreditando na idéia e transformando-a em realidade, partindo do muito pouco ou quase nada a nível financeiro, sem medo de arriscar, tendo muito empenho e perseverança, visando à busca de resultados positivos para o empreendedor.

Por sua vez, o empreendedor destaca-se por alguns elementos que constrói seu perfil. Um deles é a coragem. Ser corajoso para um empreendedor é um dos elementos mais importantes pelo fato de assumir riscos que são calculados e previstos pelo mesmo e também assumidos para que seus objetivos possam ser alcançados. Outra qualidade a ser destacada também, é a iniciativa. O empreendedor é uma pessoa de atitude firme, e essa firmeza o faz tomar iniciativa em seus empreendimentos, projetando suas ideias para que assim possa realizar seus objetivos.

Um dos comportamentos característicos de um empreendedor é a perseverança. O fato de algumas vezes suas ideias ou empreendimentos não darem certo, faz com que possam desanima-los. E é neste momento que destacamos um empreendedor. Ser perseverante e nunca desistir. Com isso, cria-se uma ligação com mais uma de suas características, a auto-confiança, tornando-o apto para corrigir algum problema do empreendimento anterior ou ainda dar início a um novo trabalho.

Para transformar um gestor em um empreendedor não é algo fácil, porém, ninguém nasce um ou outro. Tudo isso tem início em uma formação familiar, pessoal, acadêmica e vivência em cada ramo de atuação. Portanto, existem meios que colaboram nesta transformação, e um deles é trabalhar o desenvolvimento educacional do gestor, gerando um meio de apresentar os pensamentos de um empreendedor. Essa transformação acontece de forma gradual. A partir do momento em que o gestor vive em seu dia a dia os costumes e atividades de um empreendedor, como por exemplo a tomada de decisões, ter iniciativas, correr riscos e saber administra-los, entre outros, este estará caminhado para a sua transformação.

0 comentários:

 

Castelo Web © 2010