terça-feira, abril 13, 2010

Quantos layouts exibir pra um projeto?




Uma das questões mais debatidas entre meus colegas da Especialização em Design Gráfico na UFMA e também nas listas e fóruns sobre design que faço parte, tem sido quantos layouts devem ser apresentados como propostas de solução visual para determinado projeto.

Acredito que os designers usam uma metodologia genérica ao abordarem um problema a ser resolvido graficamente (seja um logo, um cartaz ou um cartão): quais as informações cruciais do briefing que devem ser levadas em consideração ao se transpôr intenções, mensagens e significados na peça? Nesse método geral, cada profissional pode adaptar à sua realidade (prazo, honorários, expertise, custos operacionais, porte do cliente, natureza do projeto).

Eu mesmo, até agora, sou adepto de fazer um bom levantamento de informações sobre o problema e buscar a solução mais satisfatória para resolvê-lo. Alguns trabalhos de criação de logotipo, admito, já fiz mais de 10 layouts (o que se mostra muito improdutivo, pois você tem um desgaste de criatividade e de tempo). Só que já consegui matar projetos também no primeiro layout apresentado (claro que depois de algumas dezenas de esboços). A regra que me impus foi apresentar 3 layouts (com possibilidades de variações), cada qual com um caminho diferente na proposta da solução.

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Fonte: Blogarte

3 comentários:

Unknown on 13 de abril de 2010 às 16:47 disse...

Também costumo trabalhar com três layouts. O primeiro com duas versões para o cliente escolher(mais que isso, ele fica confuso e começa a pedir variações intermináveis das versões apresentadas), e mais duas alterações. Agora, isto tem de ficar definido contratualmente, para evitando mal entendidos. Alterações adicionais, são cobradas à parte. Dependendo do orçamento, costumo indicar no contrato até o número de deliveries (motoboys)necessárias para o projeto, evitar aquele vai-e-vem interminável de material, e o estouro da sua margem de lucro. Como diz o ditado: vivendo(ou fazendo) e aprendendo...

Ramon Sousa on 13 de abril de 2010 às 18:43 disse...

Trabalhar com 3 ou mais layouts pode ser interessante dependndo o cliente, do produto, etc... É interessante também observar a hipótese de criar um projeo bem detalhado para evitar um possível trabalho em vão e ainda no final ouviar aquela famosa frase do cliente "Não é nada disso que eu queria".

Fazer um único layout e com o acampanhamento do cliente editando aos poucos, pode evitar a insatisfação.

Unknown on 15 de abril de 2010 às 10:42 disse...

Todo layout deve ser detalhado, senão é um rough (ráfi), e não dá pro cliente aprovar.
Abs a todos

 

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