


Acredito que os designers usam uma metodologia genérica ao abordarem um problema a ser resolvido graficamente (seja um logo, um cartaz ou um cartão): quais as informações cruciais do briefing que devem ser levadas em consideração ao se transpôr intenções, mensagens e significados na peça? Nesse método geral, cada profissional pode adaptar à sua realidade (prazo, honorários, expertise, custos operacionais, porte do cliente, natureza do projeto).
Eu mesmo, até agora, sou adepto de fazer um bom levantamento de informações sobre o problema e buscar a solução mais satisfatória para resolvê-lo. Alguns trabalhos de criação de logotipo, admito, já fiz mais de 10 layouts (o que se mostra muito improdutivo, pois você tem um desgaste de criatividade e de tempo). Só que já consegui matar projetos também no primeiro layout apresentado (claro que depois de algumas dezenas de esboços). A regra que me impus foi apresentar 3 layouts (com possibilidades de variações), cada qual com um caminho diferente na proposta da solução.
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Fonte: Blogarte
3 comentários:
Também costumo trabalhar com três layouts. O primeiro com duas versões para o cliente escolher(mais que isso, ele fica confuso e começa a pedir variações intermináveis das versões apresentadas), e mais duas alterações. Agora, isto tem de ficar definido contratualmente, para evitando mal entendidos. Alterações adicionais, são cobradas à parte. Dependendo do orçamento, costumo indicar no contrato até o número de deliveries (motoboys)necessárias para o projeto, evitar aquele vai-e-vem interminável de material, e o estouro da sua margem de lucro. Como diz o ditado: vivendo(ou fazendo) e aprendendo...
Trabalhar com 3 ou mais layouts pode ser interessante dependndo o cliente, do produto, etc... É interessante também observar a hipótese de criar um projeo bem detalhado para evitar um possível trabalho em vão e ainda no final ouviar aquela famosa frase do cliente "Não é nada disso que eu queria".
Fazer um único layout e com o acampanhamento do cliente editando aos poucos, pode evitar a insatisfação.
Todo layout deve ser detalhado, senão é um rough (ráfi), e não dá pro cliente aprovar.
Abs a todos
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